3 de jan. de 2011

O Princípio 90/10



Muitas vezes, estamos inspirados e escrevemos o que pensamos. E como é importante a nossa idéia ser escrita.  E que este texto 'clean', simples (e, por isso, de muita profundidade) possa ser lido por muitos durante a eternidade...

É o caso de Stephen Covey (muitas vezes, não compreendido pelos seus pensamentos) que pôde retratar no texto abaixo as nossas "re-ações" num mundo onde 90% criticam aqueles que fazem.

Criticar é também uma ação (se for consciente e construtiva) e pode ser uma reação (se for inconsciente e destruidora). Cabe a cada um de nós decidirmos qual caminho que queremos trilhar...

Vamos saborear o texto "crème de la crème" deste autor. 

O Princípio 90/10

QUE PRINCÍPIO É ESSE?
Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

O QUE ISTO QUER DIZER?
Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho.
Mas, você é quem determinará os outros 90%.

COMO?
Com sua reação!

Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.

Então, você se irrita.

Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal...

Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai para o trabalho também contrariada.

Você tem que levar sua filha de carro para escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra sem se despedir de você.

Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechadas, em silêncio e frias com você.

POR QUÊ?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.

PENSE, POR QUE SEU DIA FOI PÉSSIMO?
a - por causa do café?
b - por causa de sua filha?
c - por causa de sua esposa?
d - por causa da multa de trânsito?
e - por sua causa?

A resposta correta é a da letra "e".

Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.

O café cai na sua camisa, sua filha começa a chorar e então você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui dando adeus com a mão.

NOTOU A DIFERENÇA?
Duas situações iguais, que terminam muito diferentes. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

AQUI TEMOS UM EXEMPLO DE COMO APLICAR O PRINCÍPIO 90/10.
 Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem, reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.

COMO REAGIR A ALGUÉM QUE LHE ATRAPALHA NO TRÂNSITO?
Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe?
E o que acontecerá se você perder o emprego? Vai ficar preocupado, angustiado, perder o sono e adoecer?

ISTO NÃO FUNCIONARÁ!
Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho.
Seu voo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por que manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada.
Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Por desconhecerem o poder de escolher suas reações diante dos acontecimentos, milhares de pessoas estão sofrendo e se estressando desnecessariamente. E o estresse destrói nossa saúde e nos envelhece.

TODOS DEVEMOS CONHECER E PRATICAR O PRINCÍPIO 90/10.
Ele pode mudar a sua vida!

Autor: Stephen R. Covey (nascido em 24 de Outubro de 1932 em Salt Lake City, Utah) é autor do best-seller administrativo (classificado por alguns como livro de auto-ajuda) "Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", publicado pela primeira vez em 1989, como também do livro "Primeiro o Mais Importante", dentre outros. Ele é fundador da Covey Leadership Center em Salt Lake City, Utah, e da "Covey" de FranklinCovey Corporation, que ensina a como fazer planejamentos nas organizações.

Comentários: Josef Karel Tlach

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui o seu comentário:

Related Posts with Thumbnails

Blogs que visitamos