2 de mar. de 2013

Pureza de Alma



Em minhas consultas de auto-conhecimento sempre me deparo o tema "Pureza de Alma". Nestes 29 anos de trabalho, percebi que o ser humano vem para esta dimensão com a sua Alma Pura. Ou seja, lhe é dado uma nova e grande oportunidade de se desenvolver em quatro áreas básicas: físico, mental, emocional e espiritual.

Com o passar dos anos, recebendo informações, insights, educação familiar e escolar, amigos, 'inimigos', sociedade, etc, este ser vai criando proteções, couraças, executando papéis, enfrenta estresse, discussões  desilusões, etc. Ou seja, a sua Alma vai sendo 'forjada' lenta e gradativamente para um ponto fora do seu núcleo de consciência. Ela entra num espaço que ainda é seu conhecido e que chamamos de inconsciente. Há indivíduos que, de tanto sofrerem, eles estão além do seu inconsciente. As suas Almas estão perdidas num mar de ilusões e de muito sofrimento.

Estas pessoas totalmente amorfas são trazidas até o meu consultório, muitas vezes, ancoradas nos braços de seus familiares tomando remédios pesados (chamados, aqui, no Brasil, de 'tarja preta'); muitas já sofreram várias internações e outras estão à beira da morte.

Quando estamos despertos, conscientes, estamos com a nossa Alma Pura e com muita saúde. E as crianças sempre nos mostram isto porque elas 'curtem' este estado maravilhoso, todos os momentos do dia.

Criança Desperta é Alma Pura, Adulto Desperto é Consciência Pura.

Acredito que o compositor e cantor Gonzaquinha tentou nos transmitir o que há de mais belo no caminho de vida de uma pessoa:

Alegria!

O Que É, O Que É?

Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...

E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...

E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

Autor: Josef Karel Tlach 
Música: "O Que É, O Que É?"
Compositor: Gonzaquinha
Cantora: Beth Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui o seu comentário:

Related Posts with Thumbnails

Blogs que visitamos