19 de dez. de 2010

Os Florais e os Símbolos Natalinos

Pinheiro (Pine)


No Natal de 2001, encontrei uma interessante reportagem na "Vejinha de São Paulo" que transcrevo novamente, pela sua importância:

"Antigamente, enfeitar a árvore era muito comum, antes mesmo de se adotar o pinheiro como árvore oficial do Natal. Ao perderem as folhas, os carvalhos (OAK), (árvores símbolo de força e vitalidade da natureza), eram adornados com pedras, bolas ou até mesmo maçãs (CRAB APPLE). Desta forma, as pessoas acreditavam manter a vida na árvore, para que ela renascesse na primavera. Usavam-se velas para a iluminação. Com o tempo, o carvalho foi substituído pelo pinheiro (PINE), cujo formato triangular lembra a Santíssima Trindade e, além disso, é uma das poucas espécies que mantêm a vida no inverno europeu.
O presépio, que é a representação do nascimento de Jesus Cristo, vem de uma tradição italiana. Consta que o primeiro foi montado no século XIII por São Francisco de Assis. Na época, o santo quis celebrar o Natal da maneira mais realista possível e reproduziu a cena do nascimento de Cristo em uma gruta próxima a Roma.
A troca de presentes no Natal também tem sua história. A figura de Papai Noel foi popularizada somente no séc. XX, mas foi inspirada em São Nicolau, personagem que viveu no séc. XIII. De família rica, esse santo optou pela vida religiosa logo após a morte dos pais. Ele tinha o hábito de distribuir presentes às crianças e sopa aos mais necessitados. No séc. XVII, chegando aos Estados Unidos, São Nicolau converteu-se em Santa Claus e foi exaltado por diversos escritores. Desde então, trocar presentes virou mais uma tradição natalina. "

Observe como as essências Florais de Bach estão presentes no Natal. Muitas delas são plantas sagradas do povo Celta. Na reportagem acima, temos o Oak (Carvalho) e o Pine (Pinheiro) representando a árvore de Natal. A maçã é fruto da árvore do Crab Apple que representa a 'pureza de nossa alma". E temos, também, o Holly (Azevinho) que é aquela planta com os seus frutos vermelhos e folhas pontiagudas, geralmente, pintadas nas toalhas de mesa natalinas. O Holly é o floral do amor, o Oak (da estrutura e do trabalho) e o Pine que vem mostrar a responsabilidade dos atos cometidos.

Natal – símbolo do nascimento de Cristo – do amor universal entre os homens. É o momento em que a família se reúne em volta da árvore de Natal (PINE ou OAK) para a distribuição de presentes.  É uma reflexão do que todos realizaram no ano que está terminando. Tudo isto brindado com champanhe e vinho (Vine) que vêm trazer a direção, o “norte” para o próximo ano.

Sejamos mais "Holly" em 2012 e, assim, receberemos presentes de Luz do nosso "Santa Claus Interior".

Tenha um Natal com muita Luz, Paz e Amor no seio de sua família!

Autor: Josef Karel Tlach

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui o seu comentário:

Related Posts with Thumbnails

Blogs que visitamos